Menu

181 premia unidades operacionais da PM, PC e BM

Em evento realizado no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte, no dia 3 de agosto, unidades operacionais das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros foram premiadas em função do sucesso nas apurações de denúncias e na elucidação de casos nos anos de 2009 e 2010, por meio do serviço 181 Disque Denúncia. Os coordenadores do 181 – Polícias, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e Instituto Minas Pela Paz (IMPP) validaram, em conjunto, o estabelecimento dos critérios, as análises e a apuração dos resultados das unidades contempladas.

Para o recebimento da premiação, foram avaliadas as unidades com responsabilidade territorial até o nível de Área de Coordenação Integrada de Segurança Pública (ACISP), localizadas nas 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) do Estado. As denúncias consideradas de sucesso para a Polícia Militar foram aquelas cujos resultados geraram prisões, apreensões, notificações e multas decorrentes de crimes e contravenções ambientais; para a Polícia Civil, denúncias que originaram inquéritos policiais, termo circunstanciado de ocorrência, auto de prisão em flagrante delito e de ato infracional e apreensões e/ou elucidaram crimes e contravenções; e para o Corpo de Bombeiros, denúncias que geraram vistorias, notificações, autuações, interdições e apreensões.

Foram premiadas em 1º e 2º lugares, respectivamente, duas unidades com responsabilidade territorial pertencente à Capital Belo Horizonte (1ª RISP), duas da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH (2ª e 3ª RISP) e duas do interior do Estado (4ª a 18ª RISP). Também receberam prêmio – em 1º e 2º lugares – duas unidades especializadas da Polícia Militar e duas da Polícia Civil.

As unidades classificadas em primeiro lugar receberam um crédito orçamentário de R$ 14 mil e placa de reconhecimento e, em segundo, um crédito no valor de R$ 6.450 e o reconhecimento. A premiação se deu por meio da disponibilização de recursos da Seds, os quais serão destinados à aquisição de materiais e equipamentos, a critério de cada premiado.

Confira a lista das unidades operacionais contempladas nos anos de 2009 e 2010 no blog do IMPP (www.minaspelapaz.org.br/blog), ou clique aqui.

Presenças
A subsecretária de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Geórgia Ribeiro Rocha, que presidiu o evento, apresentou os critérios da premiação e também levou a público os números atuais do serviço 181 Disque Denúncia. Segundo informou, a média de denúncias no ano de 2011 é de 5,5 mil denúncias ao mês. Além disso, a subsecretária esclareceu que o tráfico de drogas é o carro-chefe das denúncias, respondendo por 63,7% delas. Ela ainda parabenizou os vencedores e manifestou seus agradecimentos: “Agradeço a todos por transformar o sonho de uma política de qualidade e integração em algo concreto no dia a dia”, disse.

O subchefe do Estado Maior da Polícia Militar, Cel José Anísio Moura, referiu-se ao 181 como um trabalho de esforço e superação, que culminou em importantes resultados. Para ele, “a fórmula de sucesso do serviço envolve inteligência, tecnologia e metodologia”. De acordo com o superintendente de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil, delegado-geral Wellington Péres Barbosa, o 181 é uma arma importantíssima de combate à criminalidade. “Com ela, fortalecemos nosso papel de lutar em prol da segurança e da paz social”, destacou.

O coordenador do 181 pelo Corpo de Bombeiros, Ten Cel Edmar Simião, reforçou, em sua fala, que a absoluta maioria das denúncias direcionadas à corporação são relativas às atividades de prevenção. “Cerca de 60% delas são procedentes e nos permitem atendê-las preventivamente, evitando a ocorrência de situações mais graves”.

O gerente de Projetos do Instituto Minas Pela Paz, Maurílio Leite Pedrosa, por sua vez, parabenizou a todos pela premiação, resultado do reconhecimento do competente trabalho exercido pela “ponta”, e explicou o papel do IMPP que, em conjunto com o Estado e a sociedade, tem procurado debater e construir melhores caminhos para a segurança. “Este evento é a prova de que a união de diversas forças – empresas, governo e população em geral – faz, realmente, a diferença”, pontuou.

A premiação ainda contou com a presença do superintendente Executivo do Instituto São Paulo Contra a Violência, José Roberto Bellintani, que representou a instituição responsável por cogerir o 181 Disque Denúncia no estado de São Paulo vinculada à Secretaria da Segurança Pública.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *