Menu

Ações

       Doe o que puder, pegue o que precisar!

        46 mil. Este é o número de crianças e adolescentes no Brasil em situação de acolhimento, ou seja, que vivem distribuídas em quase quatro mil entidades acolhedoras credenciadas junto ao Judiciário, de acordo com o Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O abrigo Casa Vida Nova acolhe crianças de 06 á 12 anos, com o objetivo inicial de fortalecer o convívio com suas famílias. Ao mesmo tempo, apresenta o apadrinhamento ou até mesmo a adoção.

Apadrinhamento

Uma das intenções do apadrinhamento afetivo, por exemplo, é que a criança possa conhecer como funciona a vida em família, vivenciar situações cotidianas. Os padrinhos, que geralmente passam por capacitação, precisam ter disponibilidade de partilhar tempo e afeto com esses menores e colaborar com a construção do projeto de vida e autonomia de adolescentes. A ideia é possibilitar um vínculo afetivo fora da instituição de acolhimento. Para isso, os padrinhos podem, por exemplo, passar os finais de semana e as férias com o afilhado.

Apadrinhar não é adotar!

Apadrinhamento não é o mesmo que adoção. Uma das condições para ingressar no programa de apadrinhamento é não estar na fila para adoção. Os voluntários para apadrinhamento afetivo são avaliados por meio de uma avaliação psicológica. Adoção é a colocação da criança ou adolescente, sempre tendo em vista o melhor interesse destes, em uma família substituta.

Quer apadrinhar?  Você pode!

(31) 3361.7526

Informe-se.

Para crianças (a partir de 8 anos), adolescentes e adultos.

Funcionamento:

Crianças e Adolescentes:

Terças-feiras de 09 às 11h;

Quartas e Sextas-feiras de 13 às 17h.

Adultos: Quartas-feiras de 09 às 11h.

 

Para adultos e terceira idade.

Funcionamento: Quintas-feiras de 15:30 às 17h.

Para crianças e adolescentes com idade mínima de 12 anos.

Funcionamento: Terças-feiras de 14 às 17h.

            Essas aulas são voltadas para as mulheres que possuem interesse na arte da pintura. São ministradas as terças e quintas – feiras de 14 às 17h.,

              Esta reunião de apoio é voltada para pessoas com transtornos causados por álcool, drogas e indivíduos com qualquer tipo de problema emocional e também, para seus familiares.  O horário da reunião é de 17 ás 19h.

            O atendimento ambulatorial é aberto á comunidade, dependentes de álcool e outras drogas.  A triagem e o atendimento acontecem toda quarta-feira de 09 ás 12h.

O PROGRAMA CONEXÃO JOVEM  , que tem como finalidade o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, além da fomentação da cidadania  e sobretudo a valorização da vida saudável, longe do uso de drogas.

Quem pode participar ?

Jovens , com idade entre 12 e 17 anos,  de ambos os sexos,  com prioridade para aqueles que se encontram em situação de risco pessoal e social.

Como participar?

 Os interessados devem procurar a sede do PROJETO DE VIDA , em horário comercial (preferencialmente acompanhado dos pais ou responsáveis) e preencher a ficha de inscrição que será juntada à documentação abaixo:

  • Cópia da certidão de nascimento do adolescente;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • 02 fotos 3×4 (recente);
  • Autorização assinada pelos pais ou responsáveis;
  • Declaração  de frequência escolar;
  • Encaminhamento da Casa da Família.

Atividades oferecidas pelo núcleo do PROJOVEM  no PROJETO DE VIDA:

Oficina de iniciação Musical: aulas teóricas, práticas de violão e flauta.