Menu

O Projeto

Quem somos

                      O Projeto de Vida é uma organização não governamental, fundada em março de 1999, com a finalidade de prevenção universal ao uso indevido de drogas, o tratamento e reinserção social do dependente químico. Trabalha pela promoção humana e desenvolve várias ações que visam à capacitação, requalificação para o mercado de trabalho e geração de renda, além de atividades que valorizam o convívio social e a fomentação da cidadania.

O início

                     Ao contrário do que muitos pensam a motivação para a criação do Projeto de Vida, não foi o envolvimento de uma pessoa com as drogas. Definitivamente, não foi preciso que uma tragédia familiar acontecesse para que os fundadores da entidade idealizassem esse trabalho. O incentivo foi o anseio pela valorização à vida, uma vida saudável em todos os aspectos e longe dos transtornos decorrentes do uso do álcool e das drogas.

Há 18 anos acolhendo

                            Em março de 1999, iniciava-se suas atividades, Giovanni Alexandre Silva, a primeira reunião da Associação Comunitária de Prevenção ao uso de Drogas – Projeto de Vida, que contava somente com o apoio da psicóloga Maria Aparecida Figueiredo. Capacitados por vários cursos como o oferecido pelo Conselho Estadual Antidrogas, acerca da toxicomania, não só constituíram a entidade, como também passaram a convocar outros colaboradores que deram início às atividades.

Cresce a equipe, mais ações  

                         Já com uma equipe maior, Giovanni, Gleisson e Carlos multiplicaram as informações através de palestras em escolas e empresas, percorrendo grande parte de Minas Gerais e até outros estados.  Nessas palestras, se percebeu além da informação sobre os transtornos causados pelo uso de tóxicos e outras drogas, a necessidade de acolhimento e reabilitação de usuários que necessitavam de ajuda. Por esse motivo, a Psicóloga Dra. Lílian Cláudia Guimarães Rosa oferecia atendimento psicológico para os dependentes e seus familiares. Diante da Complexidade do atendimento ao toxicômano e da importância da participação da família, todas as quintas - feiras, o Projeto de Vida passou a oferecer um espaço para reflexão e troca de experiências entre os familiares de usuários e dependentes, coordenadas na época, pela assistente social Jandira Duarte.

Atendimento, apadrinhamento... Uma casa de apoio

                     Com o crescimento das atividades na OSC, (Organização da Sociedade civil), passou a funcionar em novo endereço e ainda atual, no bairro Amazonas em Contagem. Atualmente, o Projeto disponibiliza de várias atividades em sua sede na procura pela conscientização da vida saudável, acolhimento dos necessitados e apoio aos seus familiares. Oferece para toda a comunidade atendimento psicológico, reunião do grupo familiar, aulas de pintura em tecido, violão, flauta, teatro e seresta para o grupo da terceira idade.

                    A mais recente atividade oferecida é o Abrigo Casa Vida Nova, que acolhe meninos de com idade de 06 a 12 anos. Com o objetivo de fortalecer e reestabelecer o vinculo com seus familiares ou proporcionar a essas crianças, o convívio sadio com outras famílias por meio do apadrinhamento. O Projeto através de suas ações de amparo e as ferramentas de apoio, a cada ano se fortalece com a contribuição de colaboradores, voluntários e da sociedade na crença sempre, de uma vida saudável e acolhimento a todos que precisam de algum tipo de apoio.