Lua e Seresta – O Espetáculo

268045608_4688908277855255_1704177843909943458_n_4688908297855253

A pandemia veio e junto com ela, o isolamento. Trouxe para nós sofrimento, mas também reflexões. Nos colocou cara a cara com nossas incertezas, chocalhou nossas angústias e abalou nossos alicerces. Perdemos pessoas importantes, outras adoeceram, e presenciamos também curas.

Estivemos mais próximos e preocupados com o outro, ainda que o distanciamento tenha sido a palavra mais dita nesses quase 02 últimos anos. Reafirmo, estivemos próximos. Perto. Ainda que longe.
Houve uma mudança brusca em nossa rotina, de forma que nunca precisamos passar tanto tempo dentro de casa. Os abraços, beijos, apertos de mãos, tão comuns a nós, se tornaram proibições médicas. Como fizeram e ainda fazem falta, não é mesmo?

Passamos por dias difíceis e o Projeto de Vida seguiu de portas abertas, acolhendo e recebendo todos aqueles que necessitavam de apoio, alimento, olhar, escuta, e um espaço onde pudesse lembrar o que realmente importa, a esperança por dias melhores.

Este encontro nos encheu de alegria, por conseguirmos estarmos juntos, celebrando sobretudo a vida, depois de 02 anos, nos reinventando. Aprendemos a estar, mesmo com medo. Solidarizar, Reviver, Cuidar de Nós e do Outro. E se me permitem pedir algo, é que quando tudo isso de fato passar, a gente não se esqueça do valor das pequenas coisas. Que todo encontro seja para celebrar, mas também razão de agradecimento.

Este momento festivo contribui para desenvolver as habilidades socioemocionais do público, possibilita a integração entre os alunos e estimula competências importantes para a sociabilização, como a cooperação, a paciência e o respeito. Por ser uma manifestação cultural, o trabalho com elementos de culturas e regiões diferentes permite desenvolver a empatia e a noção de alteridade, bem como as diferentes formas de ser dos alunos.

As ações aconteceram com pequenos grupos de pessoas e em momentos diferentes, respeitando as restrições referente a pandemia. Durante o festejo foi exigido que todos cumprissem as medidas de precaução, com exceção somente nos momentos que estivessem comendo, sendo necessário retirar a máscara, entretanto manter o distanciamento.