ações-rabrigo-360-230

Abrigo Projeto de Vida

 “Nenhuma política social tomada isoladamente é efetiva”

Pedro Demo.

No dia 17/07/2017 após várias discussões, ajustes, buscas e procuras o Projeto de Vida decide então realizar uma mudança radical, para nós e para aqueles que realmente precisavam de apoio, garantias, escuta e o mais importante: AMOR. Surgindo assim a Casa Vida Nova – Que meses depois mudaria seu nome para Abrigo Institucional – Projeto de Vida.

13 Crianças, com historias de vidas diferentes, com vários tipos de violências, alguns com várias passagens em outros abrigos, sem perspectivas, são transferidos para a nossa instituição e chegam dentro da Casa com olhar esperançoso com a provável mudança de vida.

O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre
.

Adélia Prado

Trabalhamos em rede juntamente com a Vara da Infância e Juventude, Promotoria da Infância e Juventude, contando ainda com parceiros e voluntários, na busca de esforços para que 13 vidas pudessem compreender que o AMOR exigente, transparente, com limites é capaz de transformar dor em alegria.

Seguindo as normativas do CONANDA e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – lei 12010 de Novembro de 2010. Começamos de pouco a pouco, a mostrar para os vizinhos, amigos, parceiros e funcionários da instituição que a Casa possuía vidas que precisavam ser transformadas.

A vida exige muito carinho e cuidado e nosso maior desafio é transformar esse lugar comum em um espaço de afeto, de carinho, afinal o amor deve ser paciente.

“Dor não tem nada a ver com amargura. Acho que tudo que acontece é feito pra gente aprender cada vez mais, é pra ensinar a gente a viver. Desdobrável. Cada dia mais rica de humanidade.”

                                      Adélia Prado

O Projeto de Vida  operacionaliza a sua missão, envolvendo funcionários  e voluntários através dos seguintes projetos:

  • Projeto : Conhecendo Meu Corpo …Meu Espelho –Foram desenvolvidas atividades como: jogos,filmes, palestra com profissionais da Saúde com conversas sobre o corpo humano, hábitos de higiene, o respeito ao corpo, afetividade e sexualidade.  
  • Contando minha história…Conversando com meus Botões –  Portfólio no qual a criança constrói  sua história  a partir da sua percepção.
  • Meu dia…O dia em que nasci – Realização das festinhas de aniversário das crianças acolhidas,  assim como datas comemorativas como festa  de Natal, dia das Crianças, dia dos pais, mães etc.
  • Hora de Brincar – Organizar momentos em que as crianças possam brincar e se divertir de maneira segura e criativa.
  • Passear é Cultura ,  é Educativo e é Alegria – Reconhecendo os espaços públicos  – passeios com  as crianças durante os finais de semana e feriados de acordo com interesse deles ou da proposta pedagógica.
  • Trampolim – Atividades voltadas ao aprendizado do Circo e esportiva.
  • O Dinheiro está curto …. E Agora ! (economia doméstica) – Ensinar as crianças o planejamento financeiro e o valor do dinheiro, essa atividade consiste em leva-los ao supermercado nas compras da instituição, para aprender o valor o valor do dinheiro, com o preço, com a dificuldade de compra, com a escolha e a entender essa relação.
  • Hip Hop – Proporcionar o desenvolvimento da coordenação motora, da consciência corporal, através dos movimentos da dança, do ritmo e estimular o aprendizado, a memória e socialização dos acolhidos.
  • Mestre cuca – As crianças com orientação dos cuidadores e voluntários, aprendem a  fazer um bolo, pizza, um pão de queijo e principalmente como reaproveitar e não desperdiçar.
  • Projeto Conexão: Aulas música, dança. violão, flauta e informática – Proporcionar as crianças, atividades nas áreas de dança, esporte, informática e música para contribuir no desenvolvimento psicossocial do usuário e na garantia dos direitos previstos no estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. São oficinas realizadas no Projeto de Vida.
  • Contação de histórias – Promover momentos para contar histórias, de forma lúdica, criativa e afetuosa.
  • Boca no Trombone – Assembléia semanal para discussão, reclamações e sugestões. 
  • A Família que eu tenho tem problemas mas é a minha Família – Repensar através do diálogo, entrevistas, reportagens, brincadeiras de verdade e consequência mostrando  e discutindo os  problemas que toda família possui.