Não há idade que impeça um coração cheio de alegria

Mais de 300 idosos se divertiram no Parque Guanabara
Direitos Humanos – 29/08/2018 – 17:52:35 – Repórter: Raquel Lopes – Foto: Caio Barroso
Dia no Parque é uma ação sem fins lucrativos em que o Parque Guanabara abre suas portas para receber instituições previamente cadastradas
Mais de 300 idosos estiveram no Parque Guanabara, em Belo Horizonte, para passar, nesta quarta-feira (29), uma manhã alegre e de muita diversão. De forma totalmente gratuita, incluindo o transporte, alimentação e o passaporte de entrada, eles participaram do “Dia no Parque”. A ida dos contagenses foi uma ação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, dentro dos programas da política municipal do idoso, em parceria com a ONG Projeto de Vida.
O Dia no Parque é uma ação sem fins lucrativos em que o Parque Guanabara abre suas portas para receber instituições previamente cadastradas. Um dos responsáveis em promover o tramite de articulação para a participação dos idosos no evento foi o coordenador de núcleo da Associação dos Moradores e Amigos Vila São Paulo, que é um dos núcleos do Programa Vida Saudável.
Robério Fernandes, que também é Educador físico, disse que o objetivo da visita é levar um grande momento para pessoas que não tiveram ou tem oportunidades na vida de estarem no parque. “Muitos idosos nunca vieram aqui. Olhar no olho deles e ver aquele brilho, não tem dinheiro que paga”, disse o coordenador.
Já o coordenador Alexandre Camilo, do Centro de Referência do Idoso – Espaço Bem Viver Mario Covas, falou da importância desses momentos na vida dos idosos. “A importância desses eventos é proporcionar diversão e tranquilidade. É uma preocupação da Secretaria de Direitos Humanos, da prefeitura e da Superintendência da Pessoa Idosa, que o público da terceira idade tenha esses momentos de descontração. A ideia é unir todos em um espaço de diversão para ter mais alegria na vida deles”, disse.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, falou sobre o passeio. “A Prefeitura de Contagem tem como um dos compromissos cuidar do bem-estar da pessoa idosa. Acredito que esse tipo de evento é de extrema importância tanto para a saúde física, quanto para a mente dos idosos, onde podem brincar, distrair e conversar”, afirmou.
De acordo com a coordenadora-geral do Programa Vida Saudável, Erica Carmo, ter acesso a diversão e cultura é fundamental para essas pessoas. “Esses eventos são importantes para os idosos beneficiários do programa terem acesso a outras experiências culturais, no caso pontos turísticos de outros municípios. Além disso, é ótimo para o estímulo à convivência social”, ressaltou.
Os idosos presentes demonstraram muita felicidade. Geraldina Ferreira, de 68 anos, disse que nunca vai esquecer desse dia. “Nunca tinha vindo aqui, então pra mim está tudo maravilhoso”, disse. Maria Aparecida, de 74 anos, também adorou o passeio. “Estou achando ótimo, estou gostando muito e é a primeira vez que eu venho no parque. Melhorei minha vida por completo depois que entrei no Vida Saudável”.
Mice Fiorentini, de 91 anos, não quis andar nos brinquedos, mas não deixou de se divertir. Frequentadora do Centro de Referência do Idoso – Espaço Bem Viver Mario Covas, há 2 anos, disse que adora o Centro e os eventos promovidos. “Já brinquei muito na vida, hoje estou só observando. Distrair é muito bom. É sempre bom estar com as pessoas,” afirmou. Já Maria de Jesus, de 68 anos, brincou em muitos eventos. Segundo ela, uma forte depressão marcou sua vida, mas acabou depois que entrou no Programa Vida Saudável. “Está divino o dia de hoje, e vou aproveitar muito, com tudo que tem direito”, disse.
Direitos Humanos – 29/08/2018 – 17:52:35 – Repórter: Raquel Lopes – Foto: Caio Barroso
Atividades do Grupo de terceira idade no Parque Guanabara
Foto: Caio Braga